sábado, 21 de setembro de 2013

Imagens para adoração!?

Assunto que para os católicos é um tabu, e para os protestantes algo definitivamente errôneo.
Vamos a um estudo sem influencias das religiões, estudar diretamente a luz das Escrituras.

Versículos:
"Eu sou o Senhor. Este é o meu nome. A minha glória a outrem não a darei, nem a minha honra às imagens de escultura”.


"Não façam imagem alguma na forma de ídolo, semelhança de homem ou mulher” 
Deuteronômio 4.15-19

"E terás por contaminados a prata e o ouro que recobre as imagens de escultura. Lança-las-ás fora como coisa imunda”.

"Mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis”.

"Nada sabem os que conduzem em procissão suas imagens de escultura"


"Os que se apegam aos ídolos vãos afastam de si a sua própria misericórdia"

"Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram a criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente”.

“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso”.
Êxodo 20:4-5

“Embrutecido é todo o homem, no seu conhecimento; envergonha-se todo o artífice da imagem de escultura; porque a sua imagem de fundição é mentira, e nelas não há espírito”.  
Jeremias 51:17

Versos como estes deixam muitos católicos confusos, e tenho que falar, só um cego não reconheceria tais coisas, porém alguns versos também são usados no contrário.

“Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório”.
Êxodo 25:18

“E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia”.
Números 21:8-9.

Não sei se tem mais versos, mas estes são os mais usados. Versos usados fora de contexto, assim causando a ignorância de muitos.

Adoração, veneração, idolatria.


Palavras como essas são usadas para diferir, pessoas que defende a prática de prostrar-se diante de uma imagem, falam que não adora e sim venera.

Venerar: Vem do latim ‘venerari’, significa possuir excesso de consideração, ofertar reverência por algo ou alguém. Sentir ou demonstrar adoração.

Idolatria: É usualmente definida como a prática de adoração ou veneração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus monoteísta. A idolatria é considerada um dos maiores pecados nas religiões abraâmicas.

Vamos aos versos citados acima.

Em Êxodo 25:18 . Já dito antes para não fazer imagens de esculturas, Deus agora manda fazer imagens de querubins, Ele se contradisse?

As regras e leis mosaicas foram dadas aos Israelitas, porém Deus sempre condenou a adoração ou honra a imagens de esculturas, pinturas ou qualquer imagem da parte de qualquer pessoa, sendo ela Israelita ou de outra nação. No Antigo Testamento, Deus puniu várias nações por suas práticas de adorar imagens e criaturas, ao invés de servirem o único Criador. Jeremias comunicou a sentença de Deus contra a Babilônia:

“Portanto, eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados no meio dela”  

 O Egito, também, foi condenado por sua idolatria:
“Assim diz o SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis... Assim, executarei juízo no Egito, e saberão que eu sou o SENHOR”
No verso que vimos em êxodo, onde Deus manda fazer os querubins, não foi para ser adorado, aquelas imagens representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus. Os querubins serviam para lembrar o sumo sacerdote, quando entrava no Santo dos Santos, que esta sala do tabernáculo representava a presença de Deus. Mas jamais adoraria os próprios querubins.
Usar imagens como fotos, desenhos e pinturas em sua casa não é pecado, não chega nem perto disto. Por outro lado, a veneração de imagens, usando estas representações como objetos de culto ou de honra espiritual, é desobediência aos princípios revelados pelo Senhor. Deus nunca autorizou a veneração de santos, apóstolos, anjos ou imagens representando quaisquer criaturas celestiais ou terrestres.
No Novo Testamento, Paulo disse:
“Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14 ).
“Grande parte dos textos acima foi baseado ou copiados de estudos que encontrei na web”

Em relação Números 21:8-9 . Teremos que entender o que é sombra, pois a cobra era uma sombra de Jesus. Deus fez as cobras picarem os Israelitas no deserto com o propósito de demonstrar uma sombra de Jesus.

Para saber mais sobre sombra, lei esse estudo. Lendo a sombra (Click na imagem para ver o estudo)
Só salientar que a arca também é sombra. Vamos ao texto:

Para você que achou esta imagem parecida com o deus Esculápios/Esculatos, saiba que Esculápio surgiu na verdade após o período que os Israelitas sairam do deserto, criado por pessoas que insistia em adorar a serpente que foi levantada no deserto.
Depois veja o estudo 'A origem e evolução dos deuses (Ídolos) antigos'.
"Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã".
2 Reis 18:4


“E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia”.
Números 21:8-9

Deus mandou criar a imagem não para adorar, mas para que todo que para ele OLHASSE fosse curado, fazendo assim uma sombra de Jesus. todo aquele que olha para Jesus é curado das enfermidades espirituais.

“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
João 3:14-16

Para termina essa primeira etapa leia esse texto. 

"Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir.
Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. "



Valeu galera não deixem de ver a continuação, onde falamos das evoluções e transformações dos ídolos. Graça e Paz da parte de nosso Salvador.



Não sei se tem mais versos, mas estes são os mais usados. Versos usados fora de contexto, assim causando a ignorância de muitos.


0 comentários:

Postar um comentário